Breadcrumbs

INCÊNDIO AVANÇA E CONSOME, EM POUCOS DIAS, MAIS DE 3 MIL HECTARES DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

Equipe do Parque e da APA Morro da Pedreira, juntamente com o município de Santana do Riacho, atuam incessantemente no combate às chamas, que tiveram início na última sexta-feira (10)

No início da noite da última sexta-feira, dia 10 de outubro, um incêndio teve início nos arredores da rodovia MG-010, próximo ao entroncamento do Morro do Pilar, e está se alastrando por toda a região, consumindo diversos pontos do Parque Nacional da Serra do Cipó, passando pelo Alto Palácio e pelo Vale do Bocaina, onde se localiza a Vila da Serra do Cipó. Até o presente momento (dia 15 de outubro), mais de 3 mil hectares do parque já foram destruídos pela queimada, no total de 5 mil hectares se consideradas as regiões vizinhas.

Trabalhando no combate ao fogo desde o início do incêndio, o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira operam em duas frentes de ação para conter as chamas, contando com uma equipe de 35 brigadistas do ICMBio, 14 brigadistas do Ibama, integrantes da Brigada Municipal de Jaboticatubas, e cerca de 20 voluntários, que atuam diretamente nas frentes de fogo e em atividades de apoio logístico, como distribuição de alimentos, água, equipamentos de proteção individual (EPI´s) e funções administrativas. Hoje, dia 15 de outubro, o grupo recebeu o reforço de 25 bombeiros civis, deslocados de Belo Horizonte. As operações contam com dois aviões Air Tractor, que lançam água sobre o fogo, e um helicóptero, destinado ao transporte dos brigadistas e equipe de apoio às áreas afetadas, devido às dificuldades de acesso por se tratar de região de relevo acidentado. A Coordenação Regional do ICMBio em Lagoa Santa, supervisionada por Estévão Marchezine, auxilia na batalha contra o incêndio florestal. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para auxiliar no combate aos focos em área urbana.

O Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA Morro da Pedreira estão tomando todas as medidas cabíveis para solucionar o problema e convocam a população local, bem como dos arredores, para atuarem como voluntários no suporte à brigada ou na doação de itens como: alimentos não perecíveis, água mineral, compostos para reidratação, como Gatorade e similares. Médicos voluntários também estão sendo solicitados para ficarem de plantão caso haja necessidade de auxiliar no atendimento aos moradores da vila e/ou dos brigadistas, que sofrem com os efeitos do intenso calor e da fumaça proveniente das chamas. Para saber como ajudar, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 3718-7475 para mais informações.

Para preservar o público, o Parque permanece fechado à visitação até que o fogo seja controlado e todo o trabalho de rescaldo seja concluído.

PORTA-VOZ: Paula Leão Ferreira | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (31) 3718 -7475

Praça Santana nº 184 | Centro | Santana do Riacho MG | Cep: 35845-000 | Telefones: (31) 3718-6127 - (31) 3718-6104

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados à Prefeitura Municipal de Santana do Riacho.